Voz, essa sapeca dançarina.

escuta, abre bem os ouvidos e escuta bem…

26-11-2019

A voz é um instrumento importante para identificar traços da personalidade de cada um de nós. O tom, ritmo, velocidade, articulação e a ressonância de uma voz podem revelar emoções, comportamentos e o nível de confiança que temos em nós mesmos. A identidade de quem fala é pouco a pouco revelada através desses elementos que normalmente passam despercebidos. Escutar a nossa própria voz é fundamental como um processo de autoconhecimento onde o som passa a ser cura, alívio e prazer.

Não sou fonoaudióloga nem cantora, meu olhar está mais relacionado com o comportamento, a personalidade, e a identidade de cada um através da voz. O que essa voz expressa? Quais as experiências que ela carrega?

As técnicas de aquecimento / desaquecimento vocal que aprendi com minhas mestras queridas, IsabelSetti, Monica Montenegro, Andrea Drigo, Carmina Juarez e Andrea Kaiser me ajudaram a criar um alicerce profundo com esse instrumento delicado e que tanto me fascina. Dentre essas mestras, algumas são musicistas, outras fonoaudiólogas, cantoras, diretoras de teatro, contadoras de histórias, intérpretes e
dançarinas. São mulheres que me ajudaram a perceber que voz é apenas passagem na garganta e que é
possível dar a uma palavra todo o significado que ela carrega.

Hoje com as novas tecnologias digitais que usam a fala como principal via de comunicação, a voz ganhou um espaço imenso e tão diferente no nosso cotidiano que não sabemos mais quando estamos falando com uma pessoa ou com um robô.

No ponto do ônibus tinha uma voz para me informar o horário do próximo ônibus, antes de atravessar a rua, uma voz falou comigo pedindo para que eu esperasse. Na minha cozinha o fogão fala, a geladeira fala, minha secretária que mora no meu telefone também fala comigo.

Mas como fazer um robô trazer em cada palavra o significado que ela carrega? A resposta certamente está na mistura de duas faculdades, a linguística e a tecnologia. Sigo procurando a resposta nesse emaranhado que mistura raiz e futuros próximos.

Escuta, abre bem os ouvidos e escuta bem…

A fala é mansa, o papo é bom e as gargalhadas correm soltas?
Então a gente tem vontade de se demorar nessa conversa onde fala, intenção e liberdade levam a comunicação verdadeira. Ali a gente se demora porque reconhece o prazer no jogo da escuta e da articulação de uma fala simples e direta.

Mas como conversar com vozes desinteressadas, desarticuladas, desprovidas de cor e significado?
A comunicação que gostamos de ter com os outros na vida real é segundo alguns autores que venho pesquisando, a mesma que gostaríamos de ter com os nossos aparelhinhos em casa.

Haja mistério para desvendar em um único mestrado!

Voz, essa sapeca dançarina que abre caminhos nos rios da nossa garganta e no céu da boca até as estrelas.

Compartilhar:

entre em contato

Katie Cronin | Agent
katie@jetalent.com

Cal Grant | Voice-Over Agent
cal@jetalent.com

oi, vamos conversar? preencha o formulário abaixo que em breve entrarei em contato!